
A tripla ação dos Banhos de Mar
Atualizado: 25 de ago. de 2020
O verão esta aí à porta, e é nesta época que nos dá mais vontade de ter contacto com a agua do mar certo?
Nós somos de facto muito privilegiados porque possuímos 943km de costa marítima em Portugal Continental, 667km nos Açores e 250km na Madeira. Mas será que estamos informados e a aproveitar da melhor forma o que a água do mar oferece? A verdade é que tomar banhos de mar deveria ser um hábito regular na vida das pessoas pois está comprovado que traz inúmeros benefícios para a saúde.
A composição da água, a temperatura e a pressão que o mar exerce sobre o corpo são os 3 fatores que entram em jogo no seu modo de ação e que agem de forma específica no corpo humano.
1. AÇÃO MECÂNICA
Ativa a circulação
A impulsão que a água exerce sobre o corpo tem as vantagens de aliviar os músculos e articulações como também age sobre as veias periféricas e capilares ativando a circulação venosa e limpeza dos tecidos.
Dá massagem à pele
O mar é salgado e mais pesado, e por conseguinte, beneficia de uma pressão hidrostática mais elevada. Os movimentos da água do mar (sobretudo se estiver agitado) estimulam a pele e “oferecem uma massagem” melhor do que qualquer água doce e provoca, desta maneira uma melhoria mais nítida da circulação periférica.
Facilita os movimentos
Conhece aquela sensação de leveza e de movimentos fáceis que tem dentro do mar? Esta feliz ação é devida à pressão exercida pela água e onde pesamos apenas 6% a 10% do nosso peso real.
Esta particularidade torna o mar um recurso ideal para tonificar a pele, ajudar no desenvolvimento dos músculos e libertação das toxinas, melhora o funcionamento articular e é o maior aliado dos sedentários que desejam voltar a praticar desporto com baixo risco de ter acidentes físicos.
2. AÇÃO TÉRMICA
Descongestiona
A primeira reação do nosso corpo após contato com a água é o famoso arrepio térmico, mas após essa reação sucede-se uma sensação de bem-estar devida à produção de uma reação vasomotora e térmica que acentua-se após a saída do banho e traduz-se de uma vasodilatação superficial da pele e por uma descongestão dos órgãos profundos.
Exercita o sistema nervoso
Os banhos de água fria suscita uma excitação do sistema nervoso na sua totalidade como o crescimento da força muscular, aceleração da respiração, aumento da vitalidade e funções digestivas e sensação de equilíbrio físico e moral. No sistema sanguíneo ela regulariza a circulação e aumenta os glóbulos vermelhos bem como a viscosidade dos vasos e eleva a quantidade de iões ácidos (sulfato, fosfato e urato).
3. AÇÃO QUÍMICA
Agente curativo
Uma das grandes particularidades da água do mar é a sua riqueza em sais minerais dissolvidos no estudo de iões e podem atravessar a pele em doses infinitesimais.
Cloro (56%), Sódio (28%), Sulfato (8%) e o Magnésio (2%) são os principais minerais com maior concentração que podemos encontrar na água do mar e desta forma é considerado como um poderoso remédio natural oferecendo benefícios como:
· Reforço do sistema imunológico
· Atraso do desenvolvimento do reumatismo
· Cicatrização e limpeza da pele
· Limpeza dos pulmões
· Limpeza do intestino grosso
· Ajuda no combate de problemas no fígado e rins
· Regeneração de células danificadas
· Redução da ansiedade e sintomas depressivos
· Prevenção da insônia
Como não se sentir bem após um delicioso banho de mar, não é verdade? Para além de prevenir doenças, o mar ajudar a repor energias positivas e traz sensações de bem-estar e relaxamento o que contribui para o bom humor!
O mar está disponível para qualquer um de nós! Use e abuse do mar, mas use o protetor solar mesmo sem a presença ativa do sol.